A aula de biologia acontecia no pátio da escola. Ao percorrerem o terreno em busca de exemplos de interações ecológicas, professor e alunos avistam um tipo bem emblemático dessas interações: a de predação. Um lagarto devorava uma aranha. Keltony de[…]
Ao encontrar uma gigantesca ossada de um animal pré-histórico no Nordeste, o padre português Manuel Aires de Casal (1754-1821) ficou abismado. Não entendia qual animal poderia ter sido o dono daquelas costelas com "um palmo e meio de largura" e[…]
É muito provável que você consulte a hora certa várias vezes por dia, seja no relógio ou no telefone celular.Leia mais (09/18/2024 - 15h00)
Na noite de terça-feira (17) e madrugada de quarta (18), foi possível acompanhar nos céus do mundo -nos casos em que o tempo ajudou- o último eclipse da Lua deste ano. Além disso, houve também uma superlua.Leia mais (09/18/2024 -[…]
Um gigantesco deslizamento de terra em um fiorde na Groenlândia desencadeou uma onda que "sacudiu a Terra" por nove dias.Leia mais (09/18/2024 - 11h00)
Todo dia na rede social mais perto de você tem algum tratamento milagroso, um protocolo "de Harvard" que a maioria dos cientistas ainda não descobriu, uma solução muito simples para um problema complexo, mas você só vai ter acesso se[…]
O DNA de ursos polares que viveram entre 100 mil anos e 70 mil anos atrás indica que o material genético que hoje caracteriza a espécie ainda não estava totalmente presente nessa época. É como se os dados fossem um[…]
A criação da Teoria da Relatividade, em 1905, fez de Albert Einstein (1879?1955) um dos cientistas mais famosos do mundo. Mas ele sabe que a sua descoberta é incompatível com a teoria clássica da gravitação de Isaac Newton (1643?1727): na[…]
Em junho, dois astronautas americanos deixaram a Terra para passar oito dias na Estação Espacial Internacional (ISS).Leia mais (09/17/2024 - 15h00)
Ao se aproximarem da Terra, os asteroides tendem a fazer uma de duas coisas: na maioria das vezes, eles passam direto. Às vezes, eles colidem, deixando um rastro brilhante no céu do nosso planeta ou uma nova ferida em sua[…]
Não é twerking. Não é salsa ou break. Você poderia colocar em algum lugar entre vogueing e o robô. Seja qual for o nome que você queira dar, o estilo de performance distintivo de uma fêmea de gibão é uma[…]
Um brasileiro, em 2019, decidiu testar se uma planta conseguiria imitar uma outra planta, mas de plástico, colocada perto. Ela conseguiu e, em 2024, o biólogo Felipe Yamashita ganhou um prêmio Ig Nobel pela ideia e pela pesquisa.Leia mais (09/17/2024[…]
Não há nada de novo na engenharia genética. Com o cruzamento de plantas e animais, nossos ancestrais perceberam que poderiam aumentar a quantidade de alimentos que produziam.Leia mais (09/16/2024 - 17h08)
Confundida muitas vezes com preguiça e déficit intelectual, uma pessoa pode sofrer de dislexia quando ela não consegue atribuir corretamente os sons e letras de uma palavra na hora de ler. A leitura não flui como esperado em relação à[…]
A população nativa da ilha de Páscoa, no meio do oceano Pacífico, não enfrentou nenhum tipo de colapso antes do século 19, quando começou a ter contatos mais constantes com os europeus, e pode até ter enviado navegantes para a[…]
A Santa Casa de Misericórdia de Piedade passa a contar com atendimento de Médico Psiquiatra, além das outras especialidades que já eram disponibilizadas anteriormente. As consultas devem ser previamente agendadas. Saiba mais:
Psiquiatria - Todas as quintas-feiras;
Dermatologia - Atendimento todas as quartas-feiras;
Vascular - Atendimento às quartas-feiras alternadas (a cada quatorze dias).
Estas especialidades somam-se àquelas que já estavam disponíveis à população anteriormente, ou seja, clínica geral, pediatria e ginecologia, Além das consultas, as gestantes poderão realizar o acompanhamento pré-natal particular e conveniado. Estes procedimentos deverão ser agendados previamente na nova recepção, junto ao estacionamento.
Os atendimentos de consultas particulares e através dos convênios: Amil, Intermédica, Fundação Cesp, Unimed, Sabesprev, Economus, Apas, Mediplan, Santa Casa Saúde, Saúde Bradesco, Sul-América são feitos na antiga entrada do hospital totalmente renovada.
Exames de ultrassom às sextas-feiras - A Santa Casa de Piedade conta com aparelho de ultrassonografia de última geração e com médico altamente qualificado para a realização de todo tipo de exames de ultrassom, inclusive 4D e doppler morfológico.
Maiores informações pelo telefone: (15) 3244.8200.
Profissionais dão dicas para quem não está acostumado a fazer atividades físicas com frequência.
Atividades físicas, mesmo que de baixa intensidade, ajudam a manter o corpo saudável. Quem não tem tempo - ou dinheiro - para ir à academia, pode inserir na rotina hábitos simples e que contribuem para a saúde e bem estar.
Quem não está acostumado a fazer exercícios deve inserir pelo menos 30 minutos de caminhada, três vezes por semana, à rotina. Em três semanas, segundo o professor de Educação Física com especialização em personal trainer e fisiologia do exercício, Jorge Matheus, já é possível ver resultados. "Esse é o tempo em que o organismo, fisiologicamente, já começa a dar respostas. Qualquer pessoa sedentária que não está acostumada e começa a fazer as atividades já sente os benefícios".
O personal atenta ainda para a necessidade de fazer outras atividades que auxiliam na manutenção da forma física. "A bicicleta é uma atividade física aeróbica, que só faz bem. Precisamos usar mais a estrutura que as cidades (de praia) oferecem. Quem tiver tempo pode jogar frescobol ou ainda uma partida de vôlei na praia com os amigos. É preciso colocar esse tipo de atividade na rotina".
Jorge Matheus reafirma a necessidade de ser ativo, não só na hora de realizar exercícios físicos. "É tudo uma questão de mudar os hábitos. Se for em algum andar mais baixo, evitar o elevador e subir ou descer de escada. Evitar ir de carro à padaria ou lugares próximos de casa. A longo prazo, isso faz uma grande diferença".
Postura
Principalmente quem não está acostumado a 'se mexer' deve tomar cuidado para evitar dores ou lesões. O educador físico Moises Marinho, coordenador técnico da rede Fórmula Academia, na Capital, reforça que é preciso manter a postura não só nas atividades físicas, mas também no dia a dia, como nos afazeres domésticos e trabalho.
"A longo prazo, algumas atividades podem fazer mal para a postura. É difícil manter a postura correta, mas a pessoa deve tentar mantê-la ao máximo. Na hora de agachar para pegar objetos no chão, por exemplo, o ideal é flexionar os joelhos na hora, mantendo a estabilidade do tronco", afirma o profissional.
Já o gasto calórico com atividades domésticas, como lavar e passar roupas, Marinho afirma que é pequeno. "Varia de acordo com a pessoa, mas quanto maior o volume e a intensidade da atividade, maior é o gasto energético. Nos afazeres de casa não temos uma queima tão expressiva". Uma pessoa de 60 kg, por exemplo, gasta em média 60 calorias ao passar roupas por 30 minutos.
Marinho reforça ainda que é preciso ficar atento para a queda e projeção dos ombros depois de um longo tempo sentado ou fazendo alguma atividade. "Isso ocorre pelo cansaço da musculatura dorsal. Nesse momento, uma pausa deverá ser considerada, pois muito tempo nessa posição poderá causar compressão excessiva das vértebras torácicas e cervicais", explica.
O alongamento também deve ser inserido nas atividades do cotidiano. Ele explica que muitas das posições e rotações do tronco exigem maior flexibilidade e elasticidade dos tendões. "A falta pode acarretar em tendinite e lesão do tecido do tendão, que leva mais tempo para se regenerar que o tecido muscular".
Rua Quintino Bocaiuva,154 | Centro - Piedade-SP
15 3244 8200